Vasectomia
Urologista para Vasectomia em SP
A vasectomia é uma forma de esterilização definitiva realizada no homem. É a única forma de contracepção masculina, além da camisinha, liberada pelas agências regulatórias no Brasil, Estados Unidos e Europa.
O que é?
É um procedimento cirúrgico de pequeno porte que consiste na secção (corte) dos ductos deferentes (canais que levam os espermatozoides) na bolsa testicular (saco). É definitivo, por ocorrer uma interrupção da passagem dos espermatozoides de forma cirúrgica.
Como é feito o procedimento na clínica?
Por ser um procedimento de pequeno porte e baixo risco cirúrgico, pode ser realizado na própria clínica ou em hospital. No consultório, o paciente será submetido ao procedimento acordado, apenas com anestesia local e o médico realiza o procedimento usualmente. Dura em torno de 25 minutos e o paciente sai caminhando normalmente do consultório. O procedimento é pouco doloroso e os pacientes ficam bastante tranquilos e muito satisfeitos depois. A grande vantagem de fazer no consultório é o tempo gasto menor, em torno de 1 hora (em hospital, o paciente permanece entre 6 e 12 horas). Para aqueles que farão particular, o procedimento em hospital acarreta também em um custo maior.
Quem pode realizar a vasectomia?
A lei brasileira permite que qualquer homem com mais de 21 anos, mesmo sem filhos, possa realizar a vasectomia. Basta estar informado sobre seus benefícios e riscos, e orientado sobre outros métodos de contracepção. A lei exige que entre a decisão de realizar a vasectomia e a cirurgia em si, o paciente aguarde pelo menos 60 dias. Esse tempo permite refletir sobre a decisão que será definitiva.
A vasectomia feita em consultório é muito dolorosa?
É um procedimento realizado com anestesia local e, portanto, tem um pouco de desconforto durante a aplicação do anestésico. Normalmente, os pacientes toleram muito bem o procedimento e a maioria deles termina afirmando que fariam tudo novamente e foi mais tranquilo do que imaginavam. O procedimento em consultório é seguro, tem a vantagem de ser menos custoso e mais rápido do que em centro cirúrgico.
Após quanto tempo posso retomar minhas atividades?
Após a realização da vasectomia, o paciente deve permanecer em repouso domiciliar por 2 a 3 dias. Se o paciente exerce atividades laborais que envolvem algum esforço físico, o tempo de repouso deve ser estendido para 7 dias. Independentemente da situação, em 14 dias, o paciente pode retornar às atividades físicas normalmente.
Após quanto tempo posso parar de usar a camisinha, DIU ou pílula (anticoncepcional)?
Depois da realização da vasectomia, o paciente deve continuar a utilizar o método contraceptivo que vinha utilizando, seja ele camisinha, pílula ou DIU. Após 3 meses da cirurgia, o paciente realiza um espermograma que irá confirmar que não tem mais espermatozoides no ejaculado. Após este exame, o médico libera o paciente do uso do método contraceptivo.
A vasectomia pode falhar?
Embora seja muito raro, a vasectomia pode falhar. Realizada corretamente, a chance de acontecer é de 1 para cada 2000 vasectomias realizadas. E, embora possa acontecer, é o método contraceptivo com menor índice de falhas.