Câncer de Pênis
Urologista para Câncer de Pênis em SP
O câncer de pênis é uma doença rara que está associada à infecção pelo HPV (verruga genital) e inflamações crônicas.
Sintomas e Sinais
O câncer de pênis normalmente aparece como uma ferida no pênis, próxima à glande (cabeça), que não melhora e vai aumentando. Alguns tipos podem aparecer como uma verruga que começa a crescer. Com a evolução, pode dificultar a micção e surgir gânglios na virilha. Em sua fase avançada, esses gânglios podem abrir e formar grandes úlceras com odor fétido e sangramento.
Como é o diagnóstico?
O diagnóstico é feito com o exame físico do paciente, incluindo o exame da região inguinal (virilha). A confirmação é realizada com uma biópsia do local da ferida. Exames para avaliar a extensão da doença são realizados, principalmente a ressonância pélvica e a tomografia de abdome e pelve.
Como é o tratamento
O tratamento depende da extensão do tumor. Para doenças pequenas e localizadas, a remoção do prepúcio (como em uma cirurgia de fimose) pode ser suficiente. Infelizmente, uma grande parcela dos homens chega com a doença mais avançada e a retirada do pênis é necessária. O médico deve tentar remover o mínimo necessário para curar o paciente e preservar o máximo possível da haste peniana. Dessa forma, o paciente pode continuar urinando em pé e até mesmo ter relações sexuais.