Reversão de Vasectomia

Urologista para Reversão de Vasectomia em SP


Alguns pacientes podem desejar ter filhos após a realização da vasectomia. Não é uma situação comum, mas pode acontecer. Para os pacientes que realizaram a vasectomia há menos de 10 anos, a reversão cirúrgica da vasectomia é uma boa alternativa com algumas vantagens sobre outros métodos de reprodução assistida. Ela é mais barata, permite ao casal ter mais de um filho e naturalmente, não expõe a mulher a riscos desnecessários da estimulação ovariana.

Principais indicações para a reversão da vasectomia

Para homens que desejam ter novos filhos e realizaram a vasectomia até 10 anos atrás. Esse tempo é importante, pois a partir de 10 anos, a chance de sucesso da reversão é mais baixa e pior que outros métodos de reprodução assistida (fertilização in vitro).

Como o procedimento é feito?

O procedimento de reversão da vasectomia é mais complexo do que a própria vasectomia. O paciente deve realizar a reversão em centro cirúrgico e sob anestesia geral. A melhor técnica é com a utilização de microscópio cirúrgico para melhor visualização dos ductos deferentes. O cirurgião encontra as duas pontas do ducto e sutura (costura) novamente juntas. Para um bom resultado, os fios cirúrgicos utilizados são muito finos e delicados, por isso a ajuda do microscópio. Nossa equipe tem o treinamento adequado para a realização do procedimento com a técnica microscópica.

Quais os resultados da reversão da vasectomia?

Para pacientes com menos de 7 anos de vasectomia, os resultados são muito bons, com mais de 70-80% dos pacientes ejaculando espermatozoides. Entre 7 e 10 anos de vasectomia, esse número é um pouco mais baixo, mas acima de 50-60%. Vale lembrar que a gravidez depende também das condições clínicas da mulher e implica na avaliação dela durante o processo de reversão.

Como é o pós operatório?

O paciente não precisa dormir no hospital após a cirurgia, mas deverá manter repouso por mais tempo. Por tratar-se de uma cirurgia delicada, com fios cirúrgicos muito finos, o paciente deverá manter repouso por 30 dias, incluindo abstinência sexual nesse período.

Nossos profissionais

Conheça a Equipe