Hiperplasia Prostática

Urologista para Hiperplasia Prostática em SP


Hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição muito frequente em homens a partir dos 40 anos. Ela aumenta com a idade e, por volta dos 80 anos, 70 a 80% dos homens têm sintomas de HPB. Embora seja uma condição benigna, pode afetar a qualidade de vida dos pacientes e o tratamento pode ser mais simples do que se pensa.

Vídeos Informativos

Saiba mais sobre Hiperplasia Prostática Benigna

Visite o Canal do Youtube

O que é?

A HPB é o crescimento da próstata que causa obstrução ao fluxo de urina. Ela causa sintomas para esvaziar a bexiga e armazenar a urina, como jato urinário fraco, aumento da frequência urinária, acordar à noite para urinar, dificuldade para iniciar a micção, gotejamento no final, dor, sangramento na urina e infecção urinária.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pela história do paciente e exame digital da próstata (toque retal), que mostra uma próstata aumentada de tamanho. Além disso, o médico deve solicitar exames de sangue para avaliar a função renal e o PSA, e de urina para ter certeza de que não há uma infecção em conjunto. A ultrassonografia de rins e vias urinárias + próstata também é importante para certificar-se da integridade de todo o sistema urinário e avaliar o tamanho prostático.

Tratamento

O tratamento inicial é realizado com medicações. Existem dois tipos básicos que servem para relaxar a musculatura ao redor da glândula prostática e diminuir o tamanho da próstata. Para os pacientes que não respondem a esses tratamentos ou têm complicações mais graves da HPB (retenção urinária, uso de sonda, sangramento, infecções ou até problemas renais), indica-se o tratamento cirúrgico.


A cirurgia é geralmente realizada através do canal uretral. Existem várias técnicas, como a ressecção transuretral da próstata (raspagem), enucleação ou vaporização com laser, entre outras. Para próstatas maiores, pode-se realizar a enucleação (retirada do "miolo") com auxílio do robô. Após o procedimento, o paciente volta a urinar com um jato melhor e melhora sua qualidade de vida.

Nossos profissionais

Conheça a Equipe

Ficou com dúvidas?

Dúvidas frequentes

  • A hiperplasia prostática pode virar câncer?

    Não, a hiperplasia prostática benigna não vira câncer. As duas condições acontecem em homens mais velhos, mas são diferentes.

  • A cirurgia para hiperplasia pode dar impotência?

    Não, diferentemente da cirurgia radical para câncer de próstata, a cirurgia para hiperplasia não apresenta esse risco. Isso ocorre porque a cirurgia é realizada apenas para remover a parte interna da glândula. Os nervos responsáveis pela ereção passam pela parte externa do órgão, que não é afetada pelo procedimento.

  • Existe um tamanho de próstata que devo me preocupar?

    O tamanho da próstata não é o mais importante na hiperplasia. O mais relevante são os sintomas e o desconforto que o paciente está enfrentando. No entanto, próstatas muito grandes, acima de 100g (o tamanho normal varia entre 20-25g), podem se tornar um problema, pois o tratamento é mais complexo. Nesses casos, mesmo com poucos sintomas, o paciente deve conversar com o médico para avaliar as alternativas.

  • O que é ejaculação retrógrada? Ela pode acontecer após cirurgia para próstata?

    Após as cirurgias para hiperplasia prostática, o paciente pode desenvolver ejaculação retrógrada. Essa é uma condição na qual o paciente, após o orgasmo, ejacula, mas o líquido não sai. O ejaculado vai para a bexiga. É uma condição benigna que não afeta a vida do homem, exceto nos casos em que o paciente ainda deseja ter filhos. Como a maioria dos homens que passam por cirurgias na próstata são mais velhos e já têm filhos, essa condição não representa um problema.

agende uma consulta