Câncer Adrenal
Urologista para Câncer Adrenal em SP
As glândulas adrenais são dois órgãos localizados sobre os rins e têm a função de produzir hormônios para o funcionamento do corpo. Os tumores das adrenais aparecem de duas formas: incidentais, ou seja, aqueles que não produzem hormônios e são descobertos durante exames de ultrassom ou tomografia do abdome por outras razões; funcionantes, que são aqueles que produzem algum hormônio em excesso. Os tumores das adrenais têm maior chance de serem malignos à medida que aumentam de tamanho. Até 4 cm, a chance de malignidade é baixa.
Sintomas e Sinais
Os tumores pequenos que não produzem hormônios não apresentam sintomas. Já aqueles que produzem hormônios causam sintomas decorrentes do excesso hormonal. Podem ocorrer picos de hipertensão, obesidade, estrias, aumento de pelos, entre outros. Em estágios avançados da doença, o paciente pode apresentar dor lombar ou abdominal, sentir uma massa na barriga e ter perda de peso.
Como é o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por meio da medição dos níveis hormonais das adrenais no sangue e na urina, além da realização de uma tomografia do abdome e pelve. Em alguns casos, podem ser utilizados exames mais específicos, como a ressonância do abdome ou a cintilografia de corpo inteiro para identificar o tumor.
Tratamento
O tratamento para tumores pequenos (<4 cm) que não produzem hormônios consiste apenas em acompanhamento com tomografia. No entanto, para tumores produtores de hormônio ou ≥ 4 cm, o tratamento é a remoção cirúrgica da glândula. Atualmente, essa cirurgia é realizada utilizando a plataforma robótica, o que permite um retorno rápido às atividades diárias.